terça-feira, 20 de novembro de 2012

FOTOS ANTIGAS DE MACARANI - DÉCADA DE 1970

ANTIGAS FOTOS DE MACARANI - DÉCADA DE 1970



Nesta publicação apresentamos algumas fotos históricas de ruas de Macarani, na década de 1970, que nos foram gentilmente cedidas por Adnéia Cordeiro, filha do Sr. Valdionor Cordeiro.

As fotos a seguir retratam um período da nossa cidade que muitos, com certeza vão se lembrar. Para os mais novos elas vão servir de parâmetro para se entender como a nossa cidade se desenvolveu a partir daquela década até os dias atuais.

Agradecemos a Adnéia Cordeiro pela colaboração.

Dim e Ito

Para ampliar - clique na foto.














quinta-feira, 15 de novembro de 2012

ENTRADA DE MACARANI - DÉCADA DE 1970


ENTRADA DA CIDADE DE MACARANI - DÉCADA DE 1970


Esta foto foi tirada na entrada da cidade de Macarani, na década de 1970. Nesse local hoje está a AABB (à direita) e a Escola Sá Miranda e Centro de Cultura (à esquerda), atualmente a Avenida Camilo de Jesus Lima. Lá no fundo podemos ver o prédio da antiga Escola Necy Novaes (hoje Autímio Pires), Escolas Reunidas, a Igreja São Pedro e casa de Dona Corina e logo atrás de Armênio o quiosque de Dona Tuta.
 
Foto cedida por Armênio Lacerda (da Lanchonete)
 
Para ampliar - clique na foto.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

CAMPANHA POLÍTICA DE 1972 - MACARANI

CAMPANHA POLÍTICA DE 1972 - JUAREIS FERNANDES X RUY CORREIA


Nas eleições municipais do ano de 1972, em Macarani, tivemos uma memorável campanha eleitoral entre os candidatos JUAREIS FERNANDES e RUY CORREIA. Nesta época veio para Macarani o famoso trio elétrico TAPAJÓS (trazido pelo candidato Ruy).

Nesta foto  (que foi tirada na antiga Praça da Bandeira) temos: O saudoso fotógrafo Edmundo Amaral (irmão do nosso amigo Amaral) com traje típico da campanha de Juareis Fernandes; Orange, Cristina Fauaze, Claudinice Sampaio (filha de Dona Edinice Sampaio), Ninha, Neuraci e Iraci Camargo (irmã de Raul Camargo).

Foto cedida por Abraão Amaral

Para ampliar - clique na foto.





terça-feira, 6 de novembro de 2012

ROMARIA DE DONA GEROSINA - DÉCADA DE 1960

ROMARIA DE DONA GEROSINA À BOM JESUS DA LAPA - BA - DÉCADA DE 1960

 
A saudosa dona Gerosina e seus romeiros com destino à cidade de Bom Jesus da Lapa - Bahia. Ela que era esposa do saudoso Sr. Francisco Alves Silveira (mais conhecido como Sr. Chico Lagoa), pai do nosso amigo Francisco (Chico do ônibus da GEOTUR), comandou, por muitas décadas, uma das romarias mais requisitadas desta cidade.
 
Nesta foto posso destacar o saudoso Sr. Jazon Silveira (filho de Zé Lagoa), sentado com sua filha Eliane, no colo (centro da foto); Profª Ruth, esposa de Jazon, com sua filha Tânia Silveira no colo (2ª da direita para esquerda da foto) e dona Corina (ao lado de Ruth), dentre outros romeiros. Destacamos também João Tinta Preta (in memoriam), sentado na corroceria do caminhão; Sr. Chico Lagoa (esposo de Dona Gerosina), Meza (filha de Dona Gerosina) e outros.
 
Caso alguem queira utilizar essa e outras fotos deste blog, favor mencionar o nome do site de onde a foto foi extraída, ou seja: www.macaranibahia.blogspot.com.br. Gratos pela compreensão..
 
Para ampliar clique na foto.
 
 

sábado, 3 de novembro de 2012

FOTOS HISTÓRICAS DE MACARANI - POR FERNANDO SANDES

FERNANDO SANDES, FILHO DE SEU SANDES E DONA ZEFINHA, ENVIOU A ESTE BLOG FOTOS HISTÓRICAS DE MACARANI, QUE PUBLICAMOS A SEGUIR, COM O TEXTO ESCRITO POR ELE, NA ÍNTEGRA.
 

Minha família morou em Macarani entre 1954 e 1974. Meu pai foi Coletor Federal e Inspetor do Ginásio São Pedro na sua fundação. Morreu em 22 de março de 1970 e está enterrado no Cemitério de Macarani. Minha mãe, depois de viúva, continuou morando em Macarani até 1974 quando se mudou para Feira de Santana. Eu vivi minha infância em Macarani onde tive como primeira professora, Neide, filha do Sr. Bião, depois fui aluno de Maria Pires, Professora Maria da Glória e Jacyra. No admissão ao Ginásio, fui aluno de Diu e Suzana tb, entre outras. Colega de Dau Mingau (Adalberto Souto) em todo curso primário.
Quando Pe. Ângelo chegou a Macarani (1963) tive interesse despertado em ir para o Seminário. Fui junto com Edinho, filho do Sr. Luiz do Armazém. Em 1968, desisti de voltar pro Seminário e passei a estudar o ensino médio em Salvador. Morei na pensão de Dona Bionor, juntamente com Jocaéis, Ruy e Dedé de Ubaldo, Roberto Botelho também. Tive minhas primeiras namoradas em Macarani e essa cidade entrou cedo no meu coração e, ainda que demore muitos anos pra voltar, o amor e o carinho por ela não acaba. O blog de vcs me trouxe muita emoção ao ver tantas fotos que me fizeram reviver um tempo inesquecível da minha vida. Antes eu havia comentado a foto do oratório de S. Antonio da minha mãe, foto que Dau mandou. Só hoje li o comentário de Dona Nicinha, abaixo do meu, registrando que ela lembra de mim, ainda garoto, na casa dela. Muito boa sensação de reencontro mesmo sendo virtual.
Hoje, estou com 60 anos, casado, tenho dois filhos (um rapaz com 17 anos e uma moça com 15 anos). Morei em Salvador, onde me formei em Direito na UFBA e ingressei no serviço público federal como servidor do Banco Central do Brasil. Morei tb em Brasília, onde meus filhos nasceram, e moro atualmente em São Paulo. Estou aposentado como servidor do BCB desde janeiro de 2011. Depois que minha mãe mudou de Macarani, passei por aí duas vezes – 1996 e, se não me engano, 2001 – mas passagens muito rápidas indo ou voltando de Porto Seguro, tempo menos de um dia.
Como gostei de ver as fotos que outros enviaram, estou tembém enviando algumas do meu “acervo” para também colaborar.  
Abraços,
Fernando, filho de “Seu” Sandes e Dona Zefinha.
Clique nas fotos para ampliar.