sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

MÁRCIA ENDRAOS NEVES (IN MEMORIAM)

LEMBRANÇA DE MÁRCIA NEVES

Faleceu nesta quinta-feira, dia 29/12/2011, a nossa querida MÁRCIA ENDRAOS NEVES, Assistente Social, esposa do amigo Zequinha Neves.

Márcia Neves, com seu jeito meigo e carinhoso de tratar as pessoas, conquistou a todos desta cidade. Esteve à frente, por muitos anos, do Lar da Providência da cidade de Macarani, mais conhecido como abrigo dos idosos, onde realizou um excelente trabalho, cuidando com muito zelo e carinho dos idosos que ali se abrigaram.

Nossas condolências às famílias enlutadas.


Foto do Arquivo pessoal: Dim Silveira

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Dr. Wilson Vieira Dantas


“É humanamente impossível a gente escrever sobre certas e determinadas criaturas que por muitos anos conviveram conosco participando ativamente do nosso dia-a-dia de alegria e sofrimentos, tornando-se, com isso e por isso, queridos amigos, credores de nossa amizade, respeito e apreço.” Diz Ubaldo Ferreira Costa em uma nota de jornal.

Wilson Vieira Dantas, nascido em Aracajú (Sergipe), onde residiu até parte de sua infância, ainda criança veio para Bahia e estudou no Colégio Central de Salvador e realizou o curso de medicina na Faculdade de Medicina da Bahia. Após sua formatura veio para o interior da Bahia, para cidade de Maiquinique, onde foi o primeiro médico a realizar atendimento naquela localidade. Sempre respeitando os princípios éticos e o próximo, atuando de maneira íntegra e irrepreensível. A humildade fazia parte da sua conduta como pessoa e profissional.

Mudou-se para Macarani em 1943, onde residiu até 1975, querido, amado e procurado indistintamente. Era considerado pai da pobreza. Solícito, humilde, ágil e competente médico a serviço de todos que o procuravam angustiados pela doença. Nesta comunidade, exerceu vários cargos: delegado escolar, chefe do Executivo Municipal, ainda lhe sobrando tempo, para atender as suas fazendas, onde mantinha a criação de gado Indo-brasil.

Além disso, em paralelo ao seu sacerdócio a serviço dos que sofriam, era ele um católico fervoroso, destemido, autentico, participante. Fazia leituras, cantava, enfim era um cristão nato e que lhe faz aproximar-se de dom Climério de Andrade, bispo diocesano, na época, de Vitoria da Conquista. Exerceu o cargo de presidente do Conselho Paroquial de Macarani. Foi também diretor do Colégio Normal São Pedro, indicado pelo presidente do setor da Campanha Nacional de Educandários Gratuitos. Possuía, ainda, o carisma de cativar as pessoas e fazer amigos; seu traço dominante era a modéstia no relacionamento com todos.

Por não existir naquela época hospital ou mesmo casa de saúde em Macarani, doutor Wilson praticava a velha medicina domiciliar. Era médico clinico, obstetra, pediatra e até mesmo enfermeiro. Em termos políticos eram, evidentemente, em parceria com outros dois baluartes de Macarani, Clério Correia e Osvaldo Coelho, a pedra angular na construção do edifício do progresso e da paz em todo o município. Nele toda a comunidade confiava. Exerceu a medicina com fidelidade respeitando os princípios da sua profissão. Veio a óbito em 1985 devido a embolia pulmonar. E hoje com muito sentimento todos se lembram deste grande médico que tanto serviu a nossa comunidade com sua humildade e dedicação.

Relato baseado em escrito realizado por  Ubaldo Ferreira Costa

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

TIME DE FUTEBOL - MACARANI - ANOS 70

TIME DO FLAMENGO DE MACARANI -DÉCADA DE 1970 (74 ou 75)

Uma bela recordação para aqueles que presenciaram e curtiram uma época muito boa do futebol de Macarani.

Foto cedida por Heleno Ferreira

Para ampliar clique na foto.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

PROCISSÃO DE SÃO PEDRO - MACARANI - DÉCADA DE 60

PROCISSÃO DE SÃO PEDRO - MACARANI - DÉCADA DE 1960

Tradicional evento da Igreja Católica de Macarani, a Procissão de São Pedro é realizada todos os anos no final do novenário em louvor ao padroeiro da cidade - SÃO PEDRO, no dia 29 de Junho.

A foto mostra o andor com a imagem de São Pedro rodeado de fiéis, tendo como destaque o Sr. Antônio Pernambuco, passando pela Travessa José do Patrocínio, em frente à antiga casa de Dona Justina. Logo acima a casa do saudoso Hilton Brito (de cor marrom), que foi demolida para dar lugar as lojas de João Vieira e do Sr. Vadinho Costa e também o Supermercado Teixeira.

Foto cedida por Leniuce Carvalho

Para ampliar clique na foto.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

CONSTRUÇÃO DO BAIRRO MÁRJORIE PARQUE - MACARANI

CONSTRUÇÃO DO BAIRRO MÁRJORIE PARQUE - MACARANI - ANOS 1980

Serviço de terraplanagem para construção do bairro Márjorie Parque em Macarani, no final dos anos 1980, durante a Administração do então Prefeito, o saudoso EUJÁCIO BRITTO.

Foto cedida por Zequinha Neves

Para ampliar clique na foto.



quarta-feira, 12 de outubro de 2011

TRIO ELÉTRICO EM MACARANI - ANO 1972

TRIO ELÉTRICO TAPAJÓS EM MACARANI - ANO DE 1972



O TRIO ELÉTRICO TAPAJÓS surgiu na década de 1950, na Bahia.


No ano de 1972 o Trio Elétrico Tapajós homenageou Caetano Veloso, quando da sua volta do exílio em Londres, lançando a CAETANAVE. Devido ao seu projeto arquitetônico, o Trio tinha o formato de uma nave, com muitas luzes ao seu redor.


Nesse mesmo ano aquele Trio Elétrico foi trazido da capital baiana para animar a Campanha de Ruy Correia para Prefeito de Macarani, conforme se vê na foto (em frente à Igreja São Pedro).


Muitas crianças, naquela época (inclusive eu), brincaram ao som das guitarras elétricas do Trio.


Dim Silveira


Clique na foto para ampliar.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

FOTO HISTÓRICA - CAMPANHA ELEITORAL - ANO 1972

RUY CORREIA - CAMPANHA PARA PREFEITO DE MACARANI - ANO DE 1972


RUY, CONTE COMIGO! Este era o slogan da campanha de Ruy Correia nas eleições para Prefeito de Macarani no ano de 1972.

Quem participou daquela memorável campanha deve se lembrar desse retrato.

Clique na foto para ampliar.



domingo, 2 de outubro de 2011

FOTO HISTÓRICA DE JOVINIANO NERES DE CARVALHO

JOVINIANO NERES DE CARVALHO E SUA ESPOSA JOSEFINA


Joviniano Neres de Carvalho foi um dos fundadores de Macarani - um grande desbravador destas terras. Joviniano Neres, Antônio Caires Pinheiro e Damásio Ferreira lutaram muito para a fundação deste Município; muitas fazendas foram conquistadas e matas foram abertas para que esse objetivo fosse alcançado.
Segundo seu neto Olívio Neres, o seu avô Joviniano Neres era filho de índio e foi criado por um coronel (que não sabe o nome); que seu pai (Otávio - filho de Joviniano) falava pra ele que havia um livro que contava a história de Joviniano Neres e que havia um trecho que dizia mais ou menos assim: "Joviniano escondido na bananeira, parecendo uma onça verdadeira"; Olívio diz também que seu avô Joviniano Neres faleceu quando ia para uma romaria.

COLABORAÇÃO
Olívio Neres de Carvalho (neto de Joviniano Neres de Carvalho) - envio de informações.
Marie Guimarães (bisneta de Joviniano Neres de Carvalho) - envio da foto.

Para ampliar clique na foto.



quinta-feira, 29 de setembro de 2011

PROCISSÃO DE SÃO PEDRO - MACARANI - DÉCADA DE 60

PROCISSÃO DE SÃO PEDRO - MACARANI - DÉCADA DE 1960



Nesta foto os saudosos Daniel Soares, Aécio Freire, Lindolfo Fernandes e Ubaldo Costa, carregando o andor com a imagem de São Pedro, Padroeiro da cidade de Macarani-Ba, saindo em procissão da Igreja Matriz em direção às ruas da cidade.




A Procissão de São Pedro é um tradicional evento religioso da Igreja Católica de Macarani que acontece há vários anos na nossa cidade, no dia 29 de junho.

Colaboração de Leniuce Carvalho (filha de Dona Sinhá e do também saudoso Deoclécio Carvalho).

Clique na foto para ampliar.



domingo, 25 de setembro de 2011

DESFILE DE 7 DE SETEMBRO - ANOS 70

DESFILE DE 7 DE SETEMBRO - DÉCADA DE 70





Em destaque: Maria José Pessoa (uma conceituada enfermeira de Macarani, filha de Dona Ermita Pessoa), logo atrás Gorete (esposa de Dr. Jaime Balthazar), Ivanilde Barros e a Profª Lourdes).


Local desta foto: Rua Dois de Julho, em frente à Câmara Municipal de Macarani.



Foto cedida por Maria José Pessoa




Clique na foto para ampliar

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

LIRA ORLANDO MOSCOSO

LIRA ORLANDO MOSCOSO

Nesta foto: EDVALDO MAGALHÃES (Vavá Amarelo), que participou da famosa Lira Orlando Moscoso em Macarani, nos idos de 60, fundada pelo saudoso músico CARMÉLIO DE SÁ OLIVEIRA.

Em conversa com Edvaldo (Vavá), ele informou que, em breve, pretende formar uma nova Lira para Macarani, que terá o nome do Sr. Carmélio. Com certeza será uma justa homenagem a esse grande músico. Desejamos boa sorte ao nosso amigo Vavá nesse novo empreendimento.


Para ampliar clique na foto.

CARMÉLIO DE SÁ OLIVEIRA - LIRA ORLANDO MOSCOSO

LIRA ORLANDO MOSCOSO

Recorte enviado por Edvaldo Magalhães, mais conhecido como Vavá Amarelo, que foi um dos integrantes da Lira Orlando Moscoso de Macarani, fundada pelo saudoso músico Carmélio de Sá Oliveira (foto), nos anos 60.

Para ampliar clique na foto.

LIRA ORLANDO MOSCOSO



LIRA ORLANDO MOSCOSO - ANOS 60

A Lira Orlando Moscoso foi fundada pelo saudoso músico CARMÉLIO DE SÁ OLIVEIRA, da qual foi regente por muitos anos.

Foto cedida gentilmente por Edvaldo Magalhães, mais conhecido como "Vavá Amarelo", um dos integrantes da Lira.

Para ampliar, clique na foto.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

DESFILE DE 7 DE SETEMBRO - ANTIGAMENTE

DESFILE DE 7 DE SETEMBRO EM MACARANI


Esta foto mostra um desfile de 7 de Setembro dos áureos tempos de nossa querida Macarani. Quem vivenciou esta época sabe o quanto era emocionante participar dos desfiles representando sua escola.



Destaque - Adnê Almeida (filho do Sr. Daniel).



Foto extraída de monóculo, gentilmente cedida por Leniuce Carvalho



Para ampliar, clique na foto.






domingo, 21 de agosto de 2011

PROCISSÃO DE SÃO PEDRO - MACARANI

PROCISSÃO DE SÃO PEDRO EM MACARANI

Esta foto foi tirada na antiga Praça Castro Alves (hoje Praça Rodrigo Fernandes) há cerca de 40 anos.

Destaques - Sr. Antônio Pernambuco e sua saudosa esposa D. Guiomar (centro da foto) e Amocy José de Souza (atrás da faixa com roupa verde) - Ariomar Pinto (de roupa vermelha - lado direito).

Foto extraída de monóculo - gentilmente cedida por Leniuce Carvalho

Para ampliar - clique na foto

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

MINI TRIO O BOM - SETEMBRO 1976

Comitê Candidatura LINDOLFO FERNANDES - Campanha Política
entre os Candidadtos a Prefeito Lindolfo e Ariston Costa - 1976


LUCIANO - CHICO - ISA - MILTON MARACUJÁ - GONÇALVES - LAUDIR - DEDÉ
ÍNDIO (ITAPETINGA) - SÉRGIO - ADEGMAR - MAURÍCIO - BINO - VALDO GELADA

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

COMÍCIO EM MACARANI - ANO 1978

COMÍCIO REALIZADO EM MACARANI - CAMPANHA DO SENADOR LOMANTO JÚNIOR - ELEIÇÕES GERAIS DO ANO DE 1978.

Fotos cedidas por Dr. Osvaldo Camargo Jr.

Para ampliar clique nas fotos






domingo, 17 de julho de 2011

ANTIGA PONTE SOBRE O RIO PARDO - MACARANI

ANTIGA PONTE SOBRE O RIO PARDO - MACARANI - BA

Sr. Augusto Cirino e amigo
Foto cedida por Leniuce Carvalho

Clique na foto para ampliar

CURSO DE CORTE E COSTURA - DÉCADA 1950 - MACARANI


CURSO DE CORTE E COSTURA EM MACARANI - NA DÉCADA DE 1950.

Participantes do Curso de Corte e Costura na Década de 1950 (por volta do ano de 1956) em Macarani - Bahia.

Pessoas identificadas nesta foto: em pé - da esquerda para direita - 1ª) Flora de João Cheiroso - 2ª) parente de Zé Reis - 3ª) Dona Dê - 4ª) Dona Anésia de Vadim Costa - 6ª)Dalva de Zé Neves - 7ª) pertencente à família Caires - 8ª) parente de Daniel Soares - 9ª) Zileide (filha de Son Brito) - 10ª) Fia (esposa do Sr. Ananias).
Na fila de baixo - sentadas - 1ª) Mira do finado Vitório - 2ª) Filha de seu Afonso - 3ª)Dona Sinhá de Deoclécio Carvalho e mãe de Leniuce, Rivani...) - 4ª) Dona Pequena (filha de Arlindo Gigante) - 5ª) filha de Tião Brito - 6ª) Lelê (de Dona Maricota) - 7ª) parente de Joaquim Borges.

Foto cedida por Leniuce Carvalho

Clique na foto para ampliar

segunda-feira, 18 de abril de 2011

VIRADA CULTURAL 2011 - IX SARAU DO BECO DOS POETAS - EM SÃO PAULO


Esse vídeo foi postado pelo poeta MANOEL HÉLIO, um macaraniense que mora em São Bernardo do Campo - SP e que saiu de Macarani há mais de 40 anos.
Manoel Hélio é um apaixonado pela nossa terra e sempre que fala ao público, seja através da TV, Rádio ou até mesmo para multidões, como foi este final de semana na VIRADA CULTURAL 2011, evento realizado em SÃO PAULO, ele o faz com grande entusiasmo. Assistam ao vídeo.

Um abraço à todos

Dim Silveira

domingo, 3 de abril de 2011

PARABÉNS MACARANI (Leniuce Carvalho)

Hoje é o aniversário da minha querida Macarani. E alguma coisa me cobra o compromisso sentimental de homenageá-la. Está aqui batendo de forma deliciosamente descompassada um coração tão macaraniense, que chega a exalar o cheiro das suas matas, da sua terra molhada. Nasci em Macarani e posso afirmar que esse é um dos grandes orgulhos da minha vida. De lá trago valores enraizados que muito contribuíram na construção da minha personalidade. Nas suas ruas ainda de chão batido não só vivi, mas festejei a poesia de uma infância ricamente vivida: esconde-esconde ao luar, anelzinho sob as estrelas, banho de chuva nas tardes inesquecíveis e como esquecer, as brincadeiras de circo nos quintais, embaixo dos abacateiros e laranjais? Como esquecer meu primeiro dia de aula no Pré Primário nas Escolas Reunidas de Macarani, e os colegas (ah! que saudade!!!) de classe no Colégio Normal São Pedro? Macarani foi o cenário perfeito para uma peça escrita pelo Grande Criador onde fui agraciada por um dos papeis dos muitos protagonistas. E essa peça continua em cartaz, reinventada a cada dia por crianças, entre elas minha filha Júlia, que enche de encanto e inocência nas mesmas ruas que desfilei a minha alegria.

Como tantos filhos que como diz a canção “... depois que cresce viram passarinhos e querem voar” eu também ensaiei alguns vôos e muitas vezes parti como “uma ave desesperada em busca do último raio de sol”. E muitas vezes culpei Macarani, como uma filha rebelde, pelas chances que não tive mesmo sendo essa filha tão orgulhosa. Mas hoje alcancei aquele raio de sol. É como uma mãe ou um pai que ergue a mão e tira da cadeirinha de castigo um filho amado. O meu raio de sol brilha hoje em minhas mãos em forma de chance, de oportunidade. Macarani é parte integrante da minha vida e quis o destino que eu voltasse para continuar aqui a minha história. Tenho certeza que se pudéssemos dar a Macarani uma fisionomia, certamente teria olhos brilhantes e sorriso largo. Teria também braços abertos para acolher seus filhos que chegam, trazendo na bagagem novos amigos que acabam ficando.

Macarani é feita por seu povo hospitaleiro, pelos que partiram pelos que chegaram de outras terras, deixando aqui uma pedra fundamental para a construção da sua história. Macarani é feita do amor da sua gente.


Parabéns Macarani!

quarta-feira, 16 de março de 2011

AMIGOS REUNIDOS - ANTIGA PREFEITURA DE MACARANI

GRUPO DE AMIGOS REUNIDOS - NO INTERIOR DA ANTIGA PREFEITURA DE MACARANI

Foto cedida por Armênio Lacerda Gall

Para ampliar - clique na foto

sexta-feira, 4 de março de 2011

HISTÓRIA DO SURGIMENTO DO CNSP - Colégio Normal São Pedro

Av. Camilo de Jesus Lima, nº. 2

C.G.C nº. 33.621.384/0187-51
CEP: 45760-000 - Macarani – Bahia

HISTÓRIA DO SURGIMENTO DO CNSP

A existência de um Ginásio em uma cidade, não resta a menor dúvida, é a base do seu desenvolvimento. A população de Macarani sempre sonhou com a idéia de sua terra possuir um estabelecimento de ensino secundário. Quando o Dr. José Soares Sampaio, Juiz de Direito desta comarca, assumiu o cargo de Presidente da Associação Beneficente e Cultural de Macarani, alimentou esse desejo. Com o auxílio de Deus e o apoio do povo, dentro de pouco tempo foi lançada a primeira campanha em prol da concretização da referida idéia. O entusiasmo foi crescendo de uma maneira tão rápida que no dia 1º de março de 1961 foi ministrada a primeira aula do ginásio onde hoje funciona as Escolas Reunidas de Macarani. A solenidade, realizada com simplicidade, mas com brilhantismo, contou com a presença do Dr. Jorge Felipe, Promotor Público de Livramento do Brumado, que ministrou para 21 alunos a 1ª aula do ginásio, convidado especial que foi, pelo Dr.José Soares Sampaio, Diretor do Ginásio. Os alunos ficaram impressionados com as palavras de incentivo e a explicação sobre as vantagens da existência de um ginásio em uma terra como a nossa, e das conseqüências benéficas que daí viriam. Com aquela esplêndida realização abriu-se para a juventude um novo horizonte, a oportunidade de algum dia os alunos serem grandes no saber, fortes pela instrução, respeitados pela ciência e admirados pela arte. De acordo com as opiniões do povo desta terra, o nosso estabelecimento de ensino recebeu o nome de “Ginásio São Pedro”, em homenagem ao glorioso São Pedro, padroeiro de Macarani. Nossa terra, na sua sede de progresso, deu mais um grande e decidido passo no sentido de atingir o seu desejo. Macarani necessitava de fato, de um estabelecimento de ensino secundário. Antes da sua existência, os pais se viam em uma situação difícil, com um grave problema: a educação dos seus filhos. E tinham então, de fixar residência em outras cidades à procura de novos ensinamentos para seus filhos. Com isso, foram inúmeras as famílias que a muito tempo aqui residiam que deixaram o convívio da nossa terra à procura daquele recurso. E Macarani, tristonha e pesarosa assistia todos os anos a esse quadro triste. Com a sua criação e em tão boa hora, o Ginásio São Pedro inverteu o quadro. Cenas como aquelas, o povo macaraniense não mais voltaria a presenciar. Ao invés disso, disse o povo: aqui estaremos de braços abertos para recebermos as famílias das localidades circunvizinhas que para Macarani vierem à procura das luzes do saber para seus filhos.

O Ginásio São Pedro na época da sua criação era mantido pelo Setor Local da CNEG (Campanha Nacional de Educandários Gratuitos) de Macarani.

A Diretoria do CNEG em Macarani era assim constituída:

Presidente: Ubaldo Ferreira Costa (In memoriam)
Vice-Presidente: Daniel Clemente Soares (In memoriam)
Secretário: Clério Carlos Macedo Ribeiro
Tesoureiro: Aécio Rocha Freire (In memoriam)
Adjunto de Tesoureiro: Suzana Torres Sobral Bentes.

Como o estudo era gratuito, o ginásio esteve para fechar, devido à falta de dinheiro para se manter. Em 1965 o Diretor Pe. Ângelo Braga, Braga, teve a idéia de fundar a CNEC (Campanha Nacional de Escolas da Comunidade). A partir daí os alunos tinham que contribuir com um a pequena taxa, mensalmente. No dia 30 de janeiro de 1978, foi feita uma reunião com os membros do Conselho Local da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC) com o objetivo de transferir o CNSP para o poder municipal, em decorrência da total falta de assistência do Conselho Estadual para com o Ginásio.

O Presidente do Conselho Local, AIZETE GONÇALVES FAUAZE (In memoriam), explicou aos sócios que já haviam completado 13 anos sob a jurisdição da CNEC, deixando de oferecer à classe estudantil, especialmente aos menos favorecidos, o direito de estudar, visto a obrigatoriedade da cobrança de tão alta anuidade, deixando deste modo toda responsabilidade de despesas de manutenção com a Prefeitura Municipal de Macarani.

Será a única maneira, disse o Presidente, de oferecer o estudo gratuito tanto para o 1º como para o 2º grau, dando melhor oportunidade a todos que desejam estudar. Houve a votação dos 290 sócios e a maioria venceu.

Fez uso da palavra o Sr. Prefeito Lindolfo Fernandes de Souza (In memoriam), declarando aos presentes que o ensino a partir daquele ano já seria gratuito, dizendo ainda que não ia poupar esforços para implantação do Curso de Contabilidade.

No dia 30 de janeiro de 1978, o CNSP passou a ser mantido pela Prefeitura Municipal de Macarani.


NOVO PRÉDIO DO CNSP

Depois de conseguir o Ginásio para Macarani, Dr. José Soares Sampaio, começou mais uma luta; conseguir um novo prédio para o Ginásio. O terreno foi doado pela ABCM (Associação Beneficente e Cultural de Macarani), compra feita a Antônio Rodrigues de Moura e sua esposa, Lucinda Rodrigues de Moura, que eram donos da Fazenda São Jorge.

Por motivo de transferência para outra cidade, o diretor do Ginásio, deixou como substituto o Dr. Claudionor Sampaio Lopes, que deu continuidade à campanha iniciada. Dr. Claudionor ficou por pouco tempo deixando o cargo para Pe. Ângelo Braga.

Quando Pe. Ângelo assumiu a direção, começou a trabalhar incansavelmente, arrecadando doações para a construção do CNSP. Foram muitas as lutas e dificuldades que tiveram de enfrentar para que essa construção fosse realizada. E graças a Deus, no dia 1º de março em 1968 foi inaugurado o novo prédio do Ginásio.

Muitas pessoas colaboraram para a construção do CNSP, mas, a maior colaboração foi, sem dúvida, do Senhor Aurelino Alves Silveira, pai da servidora Maria das Graças Alves Oliveira, autora da “História do Surgimento do CNSP."

O CNSP, graças ao Pe. Ângelo Braga e ao povo de Macarani, preenche todas as exigências da Lei Orgânica e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. O mesmo vem funcionando com regularidade até a presente data.

O Colégio Normal São Pedro, conta hoje com aproximadamente 1.500 alunos. É uma escola de Ensino Fundamental e Médio que, embora enfrentando dificuldades, tendo passado por suas salas, alunos que hoje são médicos, contadores, advogados, engenheiros, professores, odontólogos, agentes administrativos, comerciantes, comerciários, empresários, costureiras, pintores, pedreiros, e outros; tem mostrado que cumpre a função para qual foi criado.

Neste ano de 2005 o CNSP comemora seus 45 anos de criação, lembrando o passado e agradecendo a todos que o fizeram crescer, e convida a todos que hoje formam a grande comunidade escolar para, no presente, trabalharem a Educação em todos os aspectos, para que o futuro do CNSP, e o futuro de Macarani sejam realmente brilhantes, afim de que possa garantir a formação de cidadãos competentes.


DADOS COMPLEMENTARES

Área do terreno do CNSP – 72 metros e 60 centímetros - frente, igual metragem de largura no fundo por 111 metros de frente ao fundo de ambos os lados.

Limites:

Frente: Com a Av. Camilo de Jesus Lima
Fundo: Rua Barão do Rio Branco
À Direita: Rua Euclides Antonio de Souza
À Esquerda: Prefeitura Municipal de Macarani

Primeiro Diretor:
Dr. José Soares Sampaio (In memoriam)

Primeira Secretária:
Elenite Almeida de Souza Lima

Primeiro Datilógrafo:
Joaquim de Souza Lima (Leque) (In memoriam)

Primeira Zeladora:
Ana Rosa Alves Silveira (Mãe de Dim, Dilson, Ito, André, Niu e Leide).

Primeiros Professores:
Elzi Costa de Castro - Português
Dr. Fernando Sá Miranda (In memoriam) - Francês e Latim
Valdeth Raimundo Santos - Educação Física
Claudionor Sampaio Lopes - Matemática
Mª Alva Soeiro da Silva - Desenho e Trabalhos Manuais
Eufrosina Ramos Lopes - História
Elza Godim Meira - Geografia
Carmélio Sá Oliveira - Canto Orfeônico


Primeiros Alunos:
1. Abelino Pacheco Mascarenhas
2. Adnê Almeida de Souza
3. Albelina Mª dos Santos Figuerêdo
4. Anivaldo Ferreira Coelho
5. Antonio Carlos Costa Silva
6. Carlos Alberto Nova Filho
7. Edna Mendes Gonçalves (In memoriam)
8. Elizete Coelho dos Santos (In memoriam)
9. Elmo Peixoto Castro Gomes
10. Evaldo Peixoto Castro Gomes
11. Jorge Oliveira Luz
12. José Alan Kardec Barbosa Costa
13. Jucilande Rocha Borges
14. Mª da Conceição Rocha Freire
15. Mª do Carmo Santos Figueredo
16. Mª Lúcia Prates Corrêa
17. Mozar Cúrcio da Silva
18. Rilza Ribeiro Souto
19. Samuel José da Silva (In memoriam)
20. Albenides dos Santos Figuerêdo
21. Maria de Lordes Borges

Primeiros Formandos

01. Adnê Almeida Souza
02. Albelina dos Santos Figuerêdo
03. Clério Carlos Macedo Ribeiro
04. Cleuza Alves de Souza
05. Elza Alves da Luz
06. Eunice Silveira Dias
07. Lúcia Guimarães Murta
08. Maria Áurea Alves Lima
09. Maria da Conceição Ribeiro Macêdo
10. Maria de Lourdes Almeida Souza
11. Maria de Lourdes Gama
12. Maria Dias Lima
13. Maria José dos Santos
14. Maria José Rodrigues Campos
15. Maria Lúcia Santana Pinto
16. Marilene Pereira Pimentel
17. Maria Zélia Alves Sobral Bentes

Criação do Ginásio

Ato número 20 de 30/12/1960
Ampliação do Ensino – 2º Grau - Magistério
Portaria nº 1411 de 04/04/1996. Diário Oficial de 06/05/1969

quarta-feira, 2 de março de 2011

CARNAVAL 1950 - MACARANI

HERMES MOTA - CARNAVAL 1950 - EM MACARANI

Hermes Mota, fantasiado de cowboy no carnaval de 1950. O local em que foi fotografado é a residência de Palmeira Correia, hoje casa de Euclides Fernandes (Kidão).

Hermes Pereira Mota, junto com Nena Pereira Mota, foram os primeiros musicos de Macarani, no ano 1938.

Hermes também foi comerciante e dono de cinema que funcionava na praça da feira em Macarani.

Fotos e comentários enviados por Adalberto Souto (Dal). 

Para ampliar, clique nas fotos.



segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

PARA VER OUTRAS PÁGINAS DO BLOG, CLIQUE EM "POSTAGENS MAIS ANTIGAS" NO FINAL DE CADA PÁGINA.

FOTOS RARAS ENVIADAS POR ADALBERTO SOUTO (DAL)

A FUNDAÇÃO DA VILA DE NOVA BRASÍLIA



Nesta foto aparecem pessoas importantes de Macarani: Nini Mota Almeida, Alceu Lacerda Souto e Padre Arnaldo Augusto de Castro (o grupo que está à esquerda da foto). Neste dia foi celebrada a primeira missa naquela localidade, que fica próximo ao Município de Macarani.





              
ORATÓRIO DE SANTO ANTÔNIO

Oratório de Santo Antônio, na casa de Dona Zefinha Sandes, em Macarani - Ba.



Parte da História é tirada do Livro Reminiscência - de Analinda Ribeiro Souto.
















CARNAVAL EM MACARANI - ANO DE 1953


Nesta foto: Os irmãos Adalberto Souto (Dal), Alberto e Jorge Souto, filhos de Alceu Souto (in memoriam).


Agradecemos ao nobre amigo Adalberto Souto (Dal) pelo envio das fotos que ilustram maravilhosamente o nosso blog.


Aguardem novas publicações de fotos enviadas por Adalberto Souto.

Para ampliar, clique nas fotos.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

FOTOS RARAS DE MACARANI ENVIADAS POR DONA NICINHA (ESPOSA DE CARLOS COLETOR)








AS FOTOS ACIMA FORAM ENVIADAS POR DONA NICINHA (ESPOSA DE CARLOS COLETOR) QUE RESIDIRAM EM MACARANI HÁ MUITOS ANOS E AQUI TAMBÉM FIZERAM SUA HISTÓRIA.

Nossos cinceros agradecimentos à querida Dona Nicinha pela valiosa colaboração a este Blog, não só pelo envio das fotos como também pelos comentários enriquecedores que ela vem fazendo a cada foto publicada.

Aguardem novas publicações, em breve.

Clique nas fotos para melhor visualização.



terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

TEMOS MAIS FOTOS A SEREM POSTADAS. AGUARDEM!!!!

RECORDANDO....

ANTIGA PRAÇA DA BANDEIRA EM MACARANI - DÉCADA DE 1950


Quem não se lembra da antiga Praça da Bandeira (Praça do Jardim)? Foi demolida e reconstruída com o nome de Clério Correia.
Nesta foto: as casas do fundo (onde hoje está construída a casa de Cecília Coelho) e busto em homenagem ao Dr. Sobral Bentes (que foi removido para a atual Praça São Vicente de Paulo, no bairro Sobral Bentes.

Foto gentilmente enviada por Dona Flordenice (Nicinha), esposa de Carlos Coletor (Coletor Estadual), que residiram em Macarani por muitos anos. Carlos Coletor e Nicinha, viveram grandes momentos da nossa cidade e foram protagonistas de grandes festas aqui realizadas naquela época (grandes carnavais, com ótimas bandas trazidas de São Paulo e Rio de Janeiro pelo próprio Carlos Coletor, o principal responsável pela construção do Clube da ABCM).



Clique na foto para ampliá-la

AMIGOS REUNIDOS - MACARANI

TURMA DE AMIGOS REUNIDOS NA ZONA RURAL DE MACARANI


Esta foto foi enviada pelo amigo e grande colaborador deste Blog, o Sr. Adalberto Souto (Dal), atualmente residente no Estado do Pará, filho do saudoso Alceu Souto.



Clique na foto para ampliá-la.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

CONSTRUÇÃO DO BAIRRO ACM - MACARANI - 1988

CONSTRUÇÃO DO BAIRRO ACM (CASAS POPULARES) EM MACARANI - ANO 1988


Detalhe da Rua da casa de Kité.

Foto cedida por Maurício Fauaze

Para ampliar - clique na foto

CONSTRUÇÃO DO BAIRRO MÁRJORIE PARQUE - MACARANI - ANO 1990

CONSTRUÇÃO DO BAIRRO MÁRJORIE PARQUE - MACARANI - ANO 1990

Uma das fases da construção do Bairro Márjorie Parque em Macarani, iniciado pelo então Prefeito, o saudoso Eujácio Britto.

Nesta foto, temos a presença do grande profissional Jorge Pintor.

Foto cedida por Zequinha Neves

Doação do Prof. Afrânio Carvalho (in memoriam)

Para ampliar - clique na foto.




CAVALGADA DE SÃO PEDRO - ANOS 90

CAVALGADA DE SÃO PEDRO - ANOS 1990

A tradicional Cavalgada em homenagem ao Padroeiro de Macarani - São Pedro - que se realiza sempre no dia 28 de junho em Macarani.

Ao fundo vemos os bairros Márjorie Parque e Santa Elizabete já construídos, em rítimo de desenvolvimento.


A foto: subida da ladeira da Rua Damásio Ferreira (Rua da Ponte do Rio Macarani)

Foto cedida por Zequinha Neves
Doação do saudoso Prof. Afrânio Carvalho

Para ampliar - clique na foto.

CAVALGADA DE SÃO PEDRO - ANOS 80

CAVALGADA DE SÃO PEDRO - ANOS 80

Subida da Rua Damásio Ferreira (ladeira da ponte do Rio Macarani).


Ao fundo o coqueiral (local onde está construído o Parque Zé Caixeiro) e também o local onde hoje está construído os bairros Márjorie Parque e Santa Elizabete.


Foto gentilmente cedida por Zequinha Neves


Para ampliar - clique na foto