Páginas

terça-feira, 20 de novembro de 2012

FOTOS ANTIGAS DE MACARANI - DÉCADA DE 1970

ANTIGAS FOTOS DE MACARANI - DÉCADA DE 1970



Nesta publicação apresentamos algumas fotos históricas de ruas de Macarani, na década de 1970, que nos foram gentilmente cedidas por Adnéia Cordeiro, filha do Sr. Valdionor Cordeiro.

As fotos a seguir retratam um período da nossa cidade que muitos, com certeza vão se lembrar. Para os mais novos elas vão servir de parâmetro para se entender como a nossa cidade se desenvolveu a partir daquela década até os dias atuais.

Agradecemos a Adnéia Cordeiro pela colaboração.

Dim e Ito

Para ampliar - clique na foto.














quinta-feira, 15 de novembro de 2012

ENTRADA DE MACARANI - DÉCADA DE 1970


ENTRADA DA CIDADE DE MACARANI - DÉCADA DE 1970


Esta foto foi tirada na entrada da cidade de Macarani, na década de 1970. Nesse local hoje está a AABB (à direita) e a Escola Sá Miranda e Centro de Cultura (à esquerda), atualmente a Avenida Camilo de Jesus Lima. Lá no fundo podemos ver o prédio da antiga Escola Necy Novaes (hoje Autímio Pires), Escolas Reunidas, a Igreja São Pedro e casa de Dona Corina e logo atrás de Armênio o quiosque de Dona Tuta.
 
Foto cedida por Armênio Lacerda (da Lanchonete)
 
Para ampliar - clique na foto.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

CAMPANHA POLÍTICA DE 1972 - MACARANI

CAMPANHA POLÍTICA DE 1972 - JUAREIS FERNANDES X RUY CORREIA


Nas eleições municipais do ano de 1972, em Macarani, tivemos uma memorável campanha eleitoral entre os candidatos JUAREIS FERNANDES e RUY CORREIA. Nesta época veio para Macarani o famoso trio elétrico TAPAJÓS (trazido pelo candidato Ruy).

Nesta foto  (que foi tirada na antiga Praça da Bandeira) temos: O saudoso fotógrafo Edmundo Amaral (irmão do nosso amigo Amaral) com traje típico da campanha de Juareis Fernandes; Orange, Cristina Fauaze, Claudinice Sampaio (filha de Dona Edinice Sampaio), Ninha, Neuraci e Iraci Camargo (irmã de Raul Camargo).

Foto cedida por Abraão Amaral

Para ampliar - clique na foto.





terça-feira, 6 de novembro de 2012

ROMARIA DE DONA GEROSINA - DÉCADA DE 1960

ROMARIA DE DONA GEROSINA À BOM JESUS DA LAPA - BA - DÉCADA DE 1960

 
A saudosa dona Gerosina e seus romeiros com destino à cidade de Bom Jesus da Lapa - Bahia. Ela que era esposa do saudoso Sr. Francisco Alves Silveira (mais conhecido como Sr. Chico Lagoa), pai do nosso amigo Francisco (Chico do ônibus da GEOTUR), comandou, por muitas décadas, uma das romarias mais requisitadas desta cidade.
 
Nesta foto posso destacar o saudoso Sr. Jazon Silveira (filho de Zé Lagoa), sentado com sua filha Eliane, no colo (centro da foto); Profª Ruth, esposa de Jazon, com sua filha Tânia Silveira no colo (2ª da direita para esquerda da foto) e dona Corina (ao lado de Ruth), dentre outros romeiros. Destacamos também João Tinta Preta (in memoriam), sentado na corroceria do caminhão; Sr. Chico Lagoa (esposo de Dona Gerosina), Meza (filha de Dona Gerosina) e outros.
 
Caso alguem queira utilizar essa e outras fotos deste blog, favor mencionar o nome do site de onde a foto foi extraída, ou seja: www.macaranibahia.blogspot.com.br. Gratos pela compreensão..
 
Para ampliar clique na foto.
 
 

sábado, 3 de novembro de 2012

FOTOS HISTÓRICAS DE MACARANI - POR FERNANDO SANDES

FERNANDO SANDES, FILHO DE SEU SANDES E DONA ZEFINHA, ENVIOU A ESTE BLOG FOTOS HISTÓRICAS DE MACARANI, QUE PUBLICAMOS A SEGUIR, COM O TEXTO ESCRITO POR ELE, NA ÍNTEGRA.
 

Minha família morou em Macarani entre 1954 e 1974. Meu pai foi Coletor Federal e Inspetor do Ginásio São Pedro na sua fundação. Morreu em 22 de março de 1970 e está enterrado no Cemitério de Macarani. Minha mãe, depois de viúva, continuou morando em Macarani até 1974 quando se mudou para Feira de Santana. Eu vivi minha infância em Macarani onde tive como primeira professora, Neide, filha do Sr. Bião, depois fui aluno de Maria Pires, Professora Maria da Glória e Jacyra. No admissão ao Ginásio, fui aluno de Diu e Suzana tb, entre outras. Colega de Dau Mingau (Adalberto Souto) em todo curso primário.
Quando Pe. Ângelo chegou a Macarani (1963) tive interesse despertado em ir para o Seminário. Fui junto com Edinho, filho do Sr. Luiz do Armazém. Em 1968, desisti de voltar pro Seminário e passei a estudar o ensino médio em Salvador. Morei na pensão de Dona Bionor, juntamente com Jocaéis, Ruy e Dedé de Ubaldo, Roberto Botelho também. Tive minhas primeiras namoradas em Macarani e essa cidade entrou cedo no meu coração e, ainda que demore muitos anos pra voltar, o amor e o carinho por ela não acaba. O blog de vcs me trouxe muita emoção ao ver tantas fotos que me fizeram reviver um tempo inesquecível da minha vida. Antes eu havia comentado a foto do oratório de S. Antonio da minha mãe, foto que Dau mandou. Só hoje li o comentário de Dona Nicinha, abaixo do meu, registrando que ela lembra de mim, ainda garoto, na casa dela. Muito boa sensação de reencontro mesmo sendo virtual.
Hoje, estou com 60 anos, casado, tenho dois filhos (um rapaz com 17 anos e uma moça com 15 anos). Morei em Salvador, onde me formei em Direito na UFBA e ingressei no serviço público federal como servidor do Banco Central do Brasil. Morei tb em Brasília, onde meus filhos nasceram, e moro atualmente em São Paulo. Estou aposentado como servidor do BCB desde janeiro de 2011. Depois que minha mãe mudou de Macarani, passei por aí duas vezes – 1996 e, se não me engano, 2001 – mas passagens muito rápidas indo ou voltando de Porto Seguro, tempo menos de um dia.
Como gostei de ver as fotos que outros enviaram, estou tembém enviando algumas do meu “acervo” para também colaborar.  
Abraços,
Fernando, filho de “Seu” Sandes e Dona Zefinha.
Clique nas fotos para ampliar.















 

domingo, 2 de setembro de 2012

ANTIGO REISEIRO DE MACARANI


ANTIGO REISEIRO DE MACARANI (GRUPO DE REIS)

Uma tradição antiga, principalmente aqui na nossa cidade, o grupo de "REIS", ou "REISEIRO". Formado por pessoas da comunidade, eles animam as Festas Natalinas e Ano Bom (Ano Novo) comemorando o "Dia de Santo Reis" (06 de Janeiro). Usando trajes típicos, flautas e tambores, eles tocam e dançam músicas típicas para os festejos, fazendo visitas às casas e Igrejas. Ao longo dos anos foram vários os "REISEIROS" formados em Macarani, alguns deles foram comandados por "Zé Preto", "Vadinho" e "Raul da Água".

Foto cedida por Graça Silveira

Acervo: Dim Silveira

Clique na foto para ampliar.

TIME DE FUTEBOL DE MACARANI - ANO 1986


NOVOS DE MACARANI - ANO DE 1986

  
Uma década também muito boa para o esporte de Macarani. Nos anos de 1980 foram muitos os times de futebol que fizeram a alegria dos torcedores macaranienses.

Em pé: Sr. Edinaldo, Dr. Zenildo (médico), Nogueira, Louro, Paulo Jove (Linho), Robson Lacerda, Simião, Juareis, Cesário Cúrcio, Zecão (goleiro), Otaviano (do Sr. Cirilo), Cau Barros, Toninho e Robério Roldão.

Agachados: Niltinho Meira, Beto (irmão de Rey), Robério (Menudo), Mazinho, Pedrinho e Tonho Branco.

Acervo digital: Dim Silveira

Para ampliar clique na foto

TIME DO SÃO CRISTÓVÃO DE MACARANI - DÉCADA DE 1970



SÃO CRISTÓVÃO FUTEBOL CLUBE DE MACARANI - DÉCADA DE 1970


Jogadores que fizeram história no glorioso Estádio Carlito Nova em Macarani, vamos relembrar?

Em pé: Devanir (pai de Beto Meira), Jazon Lagoa (in memoriam), José Almeida (Zé de Ismael), Volmar Cúrcio (Volmarzinho), Jorge Moreira, Valdo Pereira (in memoriam) e Edson (filho de Mestre Júlio).

Agachados: Flávio Coelho (Flavinho), Eduardo de Dona Corina, Ricardo Aguayo (in memoriam), Adegmar Carvalho (filho do Sr. Antônio Pernambuco), Alfredo (filho de Raul da Água) e Jonas Deográcias (in memoriam).

Acervo digital: Dim Silveira

Para ampliar clique na foto

domingo, 5 de agosto de 2012

FUNCIONÁRIOS DA PREFEITURA DE MACARANI - ANOS 80


ALGUNS DOS FUNCIONÁRIOS DA PREFEITURA DE MACARANI - ANOS 80


Nesta foto destacamos alguns dos funcionários da Prefeitura Municipal de Macarani, no início da década de 1980 (por volta do ano de 1983), quando a Prefeitura funcionava no antigo prédio localizado na Praça Clério Correia (antiga Praça da Bendeira) onde hoje está instalada a loja de Janete Neves.

Na foto:
Regimar (filho de Melquíades), Luciano Fauaze, Tânia Silveira (esposa de Dim Silveira), Heleno Ferreira, Nalva (Nalvinha de Auri), Cecílio Simões (filho de Dona Dete), Juarez Domingues (contador), Elzito Moreira (Zito de Antério), Janete Jane (irmã da Profª Graça Cruz) e Manoel Silveira (Manelão).

Para ampliar clique na foto

sábado, 4 de agosto de 2012

BAR DO SR. ANANIAS - RECORDANDO ANOS 80 - MACARANI



BAR DO SR. ANANIAS PEREIRA (ANANIAS PERNAMBUCO) - ANOS 80


O famoso bar do Sr. Ananias (Bar Ouricuri), localizado na Rua Dr. Hélio Meira em Macarani, onde hoje funciona a bicicletaria de Renato Andrade, foi o ponto de encontro de muitos amigos desta cidade, que desfrutavam de uma boa conversa e degustando uma "deliciosa pinga" antes do almoço. Foram muitos os frequentadores desse bar: os saudosos Clerinho, Paulo Cosme Colatino (conhecido como Pelé), Alvinho Figueredo, Zitinho, Zito de Antero, Célio de Sr. Arnaldo da Ponte, e outros mais, como Luiz Cúrcio (Lulú), Aurindo Canário, o médico Dr. Marcelo, Dedé do Sr. Antônio Pernambuco, etc.

Clique na foto para ampliar



terça-feira, 31 de julho de 2012

CAMPANHA POLÍTICA - ANOS 70 - MACARANI - BA


LINDOLFO FERNANDES EM PLENA CAMPANHA POLÍTICA - MACARANI - DÉCADA DE 1970

O saudoso LINDOLFO FERNANDES DE SOUZA, carinhosamente chamado de "Seu Lindolfo", era casado com a também saudosa Dona Zinha e pai de Vilson Fernandes, Wilson Fernandes, Nalva Fernandes e do saudoso Vereador Landulfo Fernandes. Foi prefeito de Macarani por dois períodos - de 1971 a 1972 e de 1977 a 1982.

Nesta foto destaca-se o Sr. Lindolfo, Gercino Fernandes, Aécio Freire e Lucênio (de chapéu).

Foto cedida por Dona Edmildes (in memoriam)

Para ampliar - clique na foto



segunda-feira, 28 de maio de 2012

ANTIGA QUADRILHA JUNINA EM MACARANI


ANTIGA QUADRILHA JUNINA EM MACARANI

Esta foto mostra uma época marcante da cultura da nossa cidade! Os festejos juninos eram comemorados com lindas danças de quadrilhas, em locais românticos, como é o caso da antiga Praça da Bandeira, hoje totalmente transformada, não só no cenário como também na denominação: atualmente Praça Clério Correia.

Foto cedida por Epaminondas Souto (Nondas)

Para ampliar - clique na foto.




sexta-feira, 25 de maio de 2012

O INESQUECÍVEL "JOÃO LEITOA"


O saudoso JOÃO SILVA LIMA, mais conhecido como "JOÃO LEITOA".

Quem não conheceu "JOÃO LEITOA" aqui em Macarani? João era uma pessoa bem tranquila e todos gostavam dele, que era irmão do pedreiro MELQUÍADES e de MARIA DE NESTOR.

Foto cedida por MARIA de Nestor.

Para ampliar clique na foto.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

FOTO ANTIGA DE VILA ISABEL

FOTO ANTIGA DO DISTRITO DE VILA ISABEL - MUNICÍPIO DE MACARANI

Nesta foto mostra um comício político realizado naquele distrito (só não conseguimos identificar a época).

Foto cedida pelo Dr. Vinícius Costa

Clique na foto para ampliá-la.


terça-feira, 3 de abril de 2012

PARABÉNS MACARANI - 68 ANOS




Hoje, em comemoração aos 68 anos de emancipação política de Macarani, prestamos uma homenagem a nossa querida LENIUCE CARVALHO, que vem se dedicando, ao longo de vários anos, para o crescimento da cultura de nosso Município. Parabéns Macarani, parabéns para você também LENIUCE, que faz parte de nossa história.


por Dim Silveira


Clique sobre cada foto para vê-las em tamanho maior.




Transcrevo aqui um dos poemas do Livro "CANÇÃO DE UM EXILADO", escrito por LENIUCE CARVALHO e publicado no ano de 1987.



NORMALISTAS



Nunca mais ir às aulas e rever vocês

Keu, Nêgo, Chico, Wilson e tantos outros

Nunca mais tomar coca-cola na mira do Gato

No corredor do colégio

Em frente a cantina

Nunca mais ver as meninas

Que cresceram com as notas altas

Nas provas de português

Nunca mais ser freguês daqueles risos

Dos cachos doiros de Cida

Da presença graciosa de Dida

Nunca mais

Ir à praça à noite

Plantar sonhos nos bares

Colher risos nas aulas vagas

Nunca mais as bombinhas

Saltar muros

Colar com classe nas provas de geografia

Nunca mais calça Indigo Blue

Blusa branca, CNSP...

Nunca mais...

Coca-Cola na mira do gato

Caiu no poço em frente à igreja

Nunca mais inocentes beijos

No vizinho de classe

Nunca mais mascar Ping Pong

A sonhar com Sexta-Feira

Na praça da Bandeira...

Nunca mais Nezinho

Canções de Fagner

E tantos sonhos mais...

Adeus calça Blue

Caneta Bic, Ping Pong

Adeus páginas preenchidas de doces ilusões

Adeus vocês que ficaram marcados

Como doce sabor

De uma deliciosa Coca-Cola...

PARABÉNS MACARANI - 68 ANOS









Com estas fotos históricas, que foram enviadas pelo Dr. Claudio Lima (filho do Sr. Leobino Lima), prestamos nossa homenagem a nossa querida Macarani, que hoje comemora 68 anos de emancipação política.





Homenageamos também aqui neste espaço o saudoso LEOBINO DIAS LIMA e sua digníssima família, que muito fizeram para o crescimento de nossa cidade. O Sr. Leobino, que era jornalista, se dedicava com bastante entusiasmo aos fatos da história do nosso município.


Por Dim Silveira


Clique em cada foto para vê-las em tamanho maior.

sábado, 3 de março de 2012

EUTÁQUIO BLESA SERRANO

EUSTÁQUIO BLESA SERRANO - O DOM QUIXOTE SERTANEJO

Eustáquio Blesa Serrano nasceu na Espanha, na província de Albacete, no ano de 1868. Era um sábio nômade. Chegou a Belo Campo entre os anos de 1913 e 1914. Foi conteporâneo do professor Fabrício César Freire, o professor que o coronel Napoleão Ferraz de Araújo contratou em Salvador, através de seu irmão Cícero Ferraz de Oliveira para lecionar em Belo Campo. Eustáquio passou a vida ensinando; ensinou em Belo Campo, Conquista (no Colégio Pestalozzi do professor Fabrício em 1916), Tremedal, Ribeirão do Largo, Macarani e Encruzilhada. Estando com idade avançada e doente, o "Velho Blesa" afastou-se de suas funções e, residindo em Macarani, se recolheu ao Povoado de Itabaí (nome dado ao lugar pelo próprio Eustáquio). Morreu aos 95 anos de idade, em 4 de Setembro de 1963. Viveu como D. Quixote, o manchego (relativo a "La Mancha", da Espanha. Diz-se do herói de Cervantes): errante, pobre e sonhador.

Texto e foto extraídos do site TABERNA DA HISTÓRIA DO SERTÃO BAIANO, reproduzido na íntegra, devidamente autorizado.

Fonte: http//tabernadahistoriavc.com.br/

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

LEMBRANÇA DE CLERINHO

LEMBRANÇA DE CLÉRIO CARLOS MACEDO (CLERINHO) EM BRASÍLIA - DF - DÉCADA DE 1960

Saudade do nosso querido amigo e ex-colega Clério Carlos Macedo Ribeiro, mais conhecido como CLERINHO (in memoriam), Tabelião de Notas da Comarca de Macarani.

Esta foto foi cedida pelo próprio Clerinho, que era um grande colaborador deste blog.

Dim Silveira