domingo, 3 de abril de 2011

PARABÉNS MACARANI (Leniuce Carvalho)

Hoje é o aniversário da minha querida Macarani. E alguma coisa me cobra o compromisso sentimental de homenageá-la. Está aqui batendo de forma deliciosamente descompassada um coração tão macaraniense, que chega a exalar o cheiro das suas matas, da sua terra molhada. Nasci em Macarani e posso afirmar que esse é um dos grandes orgulhos da minha vida. De lá trago valores enraizados que muito contribuíram na construção da minha personalidade. Nas suas ruas ainda de chão batido não só vivi, mas festejei a poesia de uma infância ricamente vivida: esconde-esconde ao luar, anelzinho sob as estrelas, banho de chuva nas tardes inesquecíveis e como esquecer, as brincadeiras de circo nos quintais, embaixo dos abacateiros e laranjais? Como esquecer meu primeiro dia de aula no Pré Primário nas Escolas Reunidas de Macarani, e os colegas (ah! que saudade!!!) de classe no Colégio Normal São Pedro? Macarani foi o cenário perfeito para uma peça escrita pelo Grande Criador onde fui agraciada por um dos papeis dos muitos protagonistas. E essa peça continua em cartaz, reinventada a cada dia por crianças, entre elas minha filha Júlia, que enche de encanto e inocência nas mesmas ruas que desfilei a minha alegria.

Como tantos filhos que como diz a canção “... depois que cresce viram passarinhos e querem voar” eu também ensaiei alguns vôos e muitas vezes parti como “uma ave desesperada em busca do último raio de sol”. E muitas vezes culpei Macarani, como uma filha rebelde, pelas chances que não tive mesmo sendo essa filha tão orgulhosa. Mas hoje alcancei aquele raio de sol. É como uma mãe ou um pai que ergue a mão e tira da cadeirinha de castigo um filho amado. O meu raio de sol brilha hoje em minhas mãos em forma de chance, de oportunidade. Macarani é parte integrante da minha vida e quis o destino que eu voltasse para continuar aqui a minha história. Tenho certeza que se pudéssemos dar a Macarani uma fisionomia, certamente teria olhos brilhantes e sorriso largo. Teria também braços abertos para acolher seus filhos que chegam, trazendo na bagagem novos amigos que acabam ficando.

Macarani é feita por seu povo hospitaleiro, pelos que partiram pelos que chegaram de outras terras, deixando aqui uma pedra fundamental para a construção da sua história. Macarani é feita do amor da sua gente.


Parabéns Macarani!

Um comentário:

Téssia Bispo Santos disse...

Olá Leniuce, tudo bem? estamos aqui eu e pai,que por sinal tive a curiosidade de buscar na internet fotos, referências enfim algo relacionado a Macarani, e eis que nos deparamos com esse monumento de lembranças que não vivi, mas que minha mãe, meu pai e minha saudosa e querida Vó, Tina (In memorian) viveram. Deixo aqui registrado com carinho oh quão lindo este trabalho, Parabéns!
Um beijo de seu Tio Délcio, e um abraço de sua prima Téssia.
Sucesso