quarta-feira, 26 de maio de 2010

ANTIGAS IMAGENS SACRAS RETORNAM À IGREJA SÃO PEDRO EM MACARANI



IMAGENS DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA E SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS SÃO DEVOLVIDAS À IGREJA MATRIZ DE MACARANI DEPOIS DE QUATRO DÉCADAS

A família Sobral Bentes, depois de quatro décadas, reconduziu as imagens de Nossa Senhora de Fátima e Sagrado Coração de Jesus ao seu templo maior, lugar que, na opinião dos descendentes de Dr. Sobral e D. Aurinda, doadores das referidas imagens à nossa Paróquia, é sua casa por direito. Na década de 1930, vencendo a distância a lombo de burro, as imagens doadas por D. Aurinda e D. Zaza, duas irmãs extremamente religiosas e de grande projeção social e exemplos de fé, chegaram à Paróquia de Macarani, no antigo templo, situado na Praça da Bandeira. Objeto de Ornamentação e devoção, as imagens de rara beleza acompanharam o desenvolvimento da cidade e a mudança para o atual templo. Porém, no início dos anos setenta, padres que aqui estiveram, imbuídos da necessidade de renovação, devolveram as imagens para as famílias doadoras; algumas daquelas que aqui existiam se perderam, mas, Nossa Senhora de Fátima e Sagrado Coração de Jesus foram acolhidos pela família Sobral Bentes, onde permaneceram por quatro décadas recolhidos no altar doméstico que a família lhes dedicou. Testemunharam a mudança dos tempos, a mudança da cidade, mas viram crescer também a certeza de que elas estavam protegidas, pois contituíam, além de um objeto sacro, uma parte da história desta cidade. Assim sendo, após muitas conversas, aquela família, em um nobre gesto de desapego entendeu que Nossa Senhora é Mãe e que o lugar natural de uma Mãe é sua casa. Dona Aurinda, em sua sabedoria entenderia, se viva estivesse e como mãe zeloza que era, que o desejo de toda mãe é estar com seus filhos e Nossa Senhora regressou à sua casa. Enfeita agora o templo, ao lado da imagem de Sagrado Coração de Jesus. Em uma cerimônia singela, foi coroada rainha, um claro convite para nossa cidade postar suas mãos em oração e contemplar a paz que a família Sobral Bentes deseja a esta cidade.

Texto de Isabel Cristina Moreira (filha de Perolina)

Nesta foto, tirada no ano de 1965, as imagens do Sagrado Coração de Jesus e de Nossa Senhora de Fátima estão expostas no antigo altar da Igreja Matriz São Pedro de Macarani.



Clique nas fotos para ampliá-las.

Um comentário:

Ministério da Saúde disse...

Caro blogueiro,


A campanha de vacinação contra Influenza H1N1 foi prorrogada até 2 de junho. Gestantes, doentes crônicos, adultos de 20 a 39 anos e agora crianças de 6 meses a 5 anos devem se imunizar. A vacina contra o vírus que já matou mais de 2 mil brasileiros, está disponível nos postos de saúde pública de todo o Brasil. Ela foi testada, é segura e mais de 300 milhões de pessoas já foram imunizadas com esta vacina no Hemisfério Norte.

Por isso, é muito importante contar com a sua colaboração! Você pode ajudar por meio de materiais que disponibilizamos especialmente para blogs.

Para mais informações sobre como se tornar um parceiro, escreva para fernanda.scavacini@saude.gov.br

Atenciosamente,
Ministério da Saúde